Missão/Filosofia/Confissão de Fé

MISSÃO

Promover a formação integral do ser humano e a construção de sua cidadania de acordo com os princípios cristãos.

FILOSOFIA

O objetivo da educação é a socialização do saber. Cabe, a escola, identificar os elementos culturais que se constituem como essenciais para que o ser humano exerça conscientemente sua cidadania, como agente da transformação da realidade. Neste processo a Escola Willy Janz transmitirá de forma viva e coerente, com seus princípios Cristãos, os conteúdos de cada área do conhecimento que foram construídos pela humanidade no decorre da história.

Com isso, procurará na sua função educacional transmitir, ampliar conhecimentos e proporcionar reflexão, auxiliando na formação de um ser humano conhecedor e sensível aos ensinamentos de Deus, expressos na “Confissão de fé” seguida pela Instituição (baseado na Bíblia Sagrada).

A forma de transmissão destes conhecimentos não pode ser neutra, mas sim, atrelada à atuação Cristã do indivíduo na sociedade. Esta atuação pressupõe integração entre fé e conhecimento e por isso a metodologia adotada deverá desenvolver não só o intelecto, mas também os aspectos emocionais, sociais e espirituais do aluno.

CONFISSÃO DE FÉ

A Escola Willy Janz, mantida pelo Instituto e Seminário Bíblico Irmãos Menonitas, confirma aqui os princípios bíblicos da sua fé.

Esta Escola não visa doutrinar, e sim, transmitir os ensinamentos bíblicos, para que o aluno possa ter um posicionamento consciente perante estas verdades bíblicas.

Cremos:

* No único, triuno Deus, Criador dos céus e da terra, o qual se revela a nós como Pai, Filho e Espírito Santo.
* Na Divindade de nosso Senhor Jesus Cristo, nascido da Virgem, que se fez homem, na sua morte pelos pecados de todo mundo; na ressurreição do seu corpo dentre os mortos; na ascensão, que Ele está agora à direita de Deus e nos representa; na sua vinda em glória.
* No Espírito Santo como Terceira Pessoa da Trindade. Sua obra é convencer o ser humano do pecado, levá-lo a voltar-se a Deus, habitar nele e dar-lhe poder para conduzir uma vida honrada e agradável a Deus.
* Na inspiração divina da Bíblia e em sua infalibilidade como Palavra de Deus. Ela é a única e suficiente norma para a vida do cristão.
* Que todos os seres humanos pecaram, estão separados de Deus e por isso necessitam de salvação mediante arrependimento e fé em Jesus Cristo.
* Na doutrina da justificação do ser humano pela fé, ou seja, que é impossível para o ser humano salvar a si mesmo pelo esforço pessoal. A salvação é um presente da graça de Deus, a qual o homem recebe pela fé.
* Na ressurreição de todos, dos que crêem para a vida eterna e dos que não crêem, para a eterna perdição.
* Na Igreja como sendo a comunhão daqueles que crêem em Jesus Cristo como Senhor de suas vidas, são batizados com base na fé pessoal Nele e se comprometem com uma Igreja local.
* Na aplicabilidade dos princípios bíblicos para uma vida pessoal íntegra, um relacionamento familiar harmonioso e o exercício de uma cidadania responsável.

Willy Janz