Ensino Fundamental 1

Nosso fundamental 1  vem com uma perspectiva metodológica baseada nas metodologias ativas. O ambiente atua como um 3º educador.  Além da sala de aula , contamos com salas  temáticas  que se adaptam as necessidades dos educandos, deixando o aprendizado mais dinâmico.

Como desenvolvemos o processo de alfabetização?

Sabendo que as crianças tem um papel ativo na aprendizagem, que constroem seu próprio conhecimento e que cada uma se desenvolve de maneiras diferentes, nossas aulas de alfabetização das turmas dos 1° e 2° anos contam com um formato diferente. Em alguns momentos trabalhamos com pequenos grupos, assim as professoras podem realizar intervenções e a mediação necessária para que os alunos avancem no processo de alfabetização de forma individual.

Trabalhamos dentro do progresso individual de cada aluno, sempre levando em consideração  o que  é esperado para cada faixa etária, respeitando os aspectos de desenvolvimentos fisiológicos, emocionais e cognitivos.   Através de sondagens semanais, avaliamos  o progresso do aluno. Trabalhamos com níveis de escrita, baseados nos estudos da educadora Emília ferreiro.

Nossa escola trabalha com o método fônico na alfabetização, pois através deste método a criança reconhece que todo som da fala que ela produz, pode ser representado por uma letra do alfabeto. Isso faz com que a aprendizagem tenha mais significado no momento das atividades.

Método de avaliação diferenciado para os 2º e 3º anos

Sabendo que as crianças passam por várias transições durante seu desenvolvimento, as avaliações que exigem notas são pensadas para preparar os alunos a criarem uma rotina de estudos, à ponto de não terem a pressão e o medo de realizarem uma avaliação que medirá o conhecimento adquirido de um determinado conteúdo apresentado.

Sendo assim, as avaliações dos 2º e 3º anos serão realizadas através de trilhas de aprendizagens contendo questões que abrangem todas as disciplinas envolvidas por um tema norteador. A Produção e interpretação de texto são priorizados e  trabalhados para que aprimorem as habilidades de leitura e escrita. No início de cada bimestre será decidido junto com os alunos, um tema para desenvolverem um projeto , que será o  trabalho avaliativo, no qual os alunos construirão juntos durante o bimestre .  Como acreditamos no desenvolvimento integral, temos também a nota de desempenho, em que são avaliados se os alunos atingiram os objetivos que envolvem o pedagógico, como participação, interação, socialização, aplicação e cumprimento de combinados estabelecidos em conjunto com os alunos.

À partir do 4º ano iniciamos de fato a avaliação através das provas,  seguindo os critérios:

  • Duas provas com peso 100% cada uma;

  • Trabalho com o peso 100%;

  • Desempenho e atividades com o peso 100%.

Devocionais

Nossa perspectiva filosófica é baseada em uma educação Cristã, compartilhamos valores necessários para o desenvolvimento do ser humano em todas as áreas de sua existência.

Sempre começamos nossas manhãs ou tardes, com a devocional. A devocional consiste na leitura da Bíblia. Meditamos no texto escolhido, e extraímos princípios destas histórias, por exemplo o amor ao próximo. As crianças trazem situações que vivenciam e refletimos sobre isso. Esses momentos geram mudanças positivas no comportamento das crianças, e contribuem para a formação de valores importantes.

Disciplina positiva

A disciplina positiva possui como base estimular a cooperação, responsabilidade e o respeito mútuo entre os alunos. Em sala de aula os professores trabalham de forma cooperativa, buscando estratégias que envolvam os alunos na resolução de problemas. Os alunos focam em soluções, dão ideias e sugestões para ajudar a resolver os conflitos.

Através da disciplina positiva as crianças aprendem a separar os sentimentos de suas ações, exploram as consequências de suas escolhas e aprendem com os erros. O diálogo  é parte fundamental, pois quando a criança é ouvida e tem oportunidade de se expressar, ela se sente importante e reconhece que faz parte do contexto.

 

Assembleias

As assembleias propiciam momentos para o diálogo, negociação, tomadas de decisão para soluções de conflitos do cotidiano, permitindo com que os alunos expressem os pensamentos, desejos e formas de ação.

Trabalhamos com o momento das assembleias desde o 1º ano do Ensino fundamental, pois sabemos que as crianças precisam desenvolver aspectos que envolvem resolução de problemas com autonomia, por isso essa ação é tão importante para que as crianças desenvolvam conhecimentos de si mesma e das outras pessoas ao seu redor, as relações nos acompanham uma vida inteira. Através de um diálogo em grupo é possível refletir sobre assuntos que o fazem tomar consciência de si mesmo e consideram o que é mais oportuno para outros membros do grupo, melhorando a convivência em grupo.

Reforço

Pensando em como despertar o interesse dos alunos que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem, buscamos estratégias diferentes para trabalhar nas aulas de reforço que são realizadas no contra turno das aulas do período regular.

Umas dessas estratégias seriam os jogos e brincadeiras (principalmente para os alunos que estão em processo de alfabetização), pois essas intervenções remetem à sentimentos de realização, sensação de liberdade, relaxamento, explorar outros universos, alegria e  autoconfiança.

O objetivo das aulas de reforço é fazer com que os alunos consigam representar concretamente o que aprendem e façam a associação à vida real. Isso é dar sentido ao conhecimento!

Microsoft  Future School

Buscando ferramentas de ensino que acompanhem as necessidades de aprendizado dos dias de hoje, a escola Willy Janz para este ano de 2021, terá  uma pareceria com a Microsoft  Future School, tornando-se uma Showcase Schools, trazendo para os alunos tecnologias educacionais de ponta.